Muito além das trilhas: passeios na chapada e conexões verdadeiras.
- Surya Trekking
- 30 de set.
- 2 min de leitura

Tem passeios na chapada que a gente nunca esquece. Nesse fim de semana tive a alegria de guiar uma família carioca incrível: um casal super animado e suas duas filhas, já adultas. Logo de cara deu pra sentir que eles estavam realmente interessados em tudo — cada história da Chapada, cada planta, cada detalhe da nossa terra.
A mãe estava em tratamento contra asma e, no começo, até ficou um pouco preocupada porque não tinha achado o remédio. Mas, acredite: depois das primeiras caminhadas e do ar puro da serra, ela começou a se sentir bem melhor. No final do dia, passamos na Casa dos Doces e ela conheceu a umburana, a semente de uma planta nativa da caatinga, usada como remédio natural para asma e problemas de estômago. O gosto é bem forte (rs), mas ela experimentou e ainda levou algumas pra casa.
Os dias seguintes foram ainda mais divertidos. Eles tinham muitas histórias engraçadas pra contar, e a cada parada a gente ria mais. Histórias 'internas' como a do Surrai, o que é gruta e caverna, etc, nos tiraram muitas risadas. Visitamos cachoeiras, poços, cavernas e mirantes que eles amaram.
Como estávamos fazendo uma boa amizade, eles queriam conhecer minha esposa, então a chamei para nos acompanhar no último dia de passeio.
Na última hora, do último passeio juntos, eu fiz a moagem na hora de um café especial da Chapada e servi quentinho com biscoitos para eles. Eles amaram e puderam levar ainda mais memórias afetivas da Chapada Diamantina para casa.
Pra fechar, fomos à feira à noite, onde eles compraram o café que servi moído na hora durante a trilha. E, de lá, fomos comer a famosa pizza trem, uma pizza enorme que serve 6 pessoas e que encontramos na pizzaria da Maju. Virou mais do que passeio: virou amizade.

Esses três dias me lembraram por que eu amo ser guia na Chapada. A natureza é incrível, mas são as pessoas que fazem cada trilha se tornar ainda mais única.
Quem sabe a próxima história inesquecível não seja com você?













Comentários